Notícias da Universidade

Curso de Técnicas de Administração de Medicamentos Injetáveis está com as inscrições abertas

A Universidade de Cruz Alta, através do Curso de Farmácia está com inscrições abertas para Curso de Técnicas de Administração de Medicamentos Injetáveis. A qualificação é aberta a acadêmicos do Curso de Farmácia e profissionais já graduados.O curso, que terá aulas de 06 de outubro a 17 de novembro.As aulas serão ministradas pelas professora Márcia Poll.
     O uso de medicamentos injetáveis é uma alternativa segura de tratamento e melhora rápida dos quadros clínicos de pacientes que apresentam patologias. A administração destes medicamentos deve representar um movimento contínuo de ações, que vão desde a prescrição pelo médico, a administração correta em horário adequado, a dose e o cuidado familiar. O Curso é uma oportunidade de qualificação dos profissionais, conforme legislação pertinente.
     Inscrições: até o dia 30 de setembro custam R$ 90,00 para alunos e R$ 100,00 para profissionais. A partir de 01 de outubro, o valor para acadêmicos passa a ser de R$ 95,00 e profissionais, R$ 105,00. As inscrições podem ser feitas na Assessoria de Eventos, no Centro de Convivência Universitária no Campus e no site: www.unicruz.edu.br.

Cronograma de aulas:

06/10- Regularização da sala de aplicação; Função e preparação do álcool de anti-sepsia; Classificação e descarte de resíduos gerados na sala de aplicação;Programa de gerenciamento de resíduos hospitalares;Refrigeração de medicamentos e controle de temperatura; Livro de registro de medicamentos injetáveis; Armazenamento de seringas e agulhas e Quadros obrigatórios da sala de aplicação.

08/10- Histórico do medicamento injetável
; Introdução à via parenteral; Condutas do Aplicador; Tipos de pacientes; Cuidados gerais na avaliação do paciente e Partes da seringa e agulha.

15/10- Formas de apresentação dos medicamentos injetáveis; Embalagens dos medicamentos injetáveis; Estabilidade de medicamentos injetáveis; Termos técnicos na administração parenteral; Cuidados de higiene necessária para o preparo do medicamento injetável; Procedimentos de abertura de seringas e ampolas e Procedimentos de preparo de seringas.

22/10- Técnica de aplicação subcutânea e Técnica de aplicação intradérmica.

27/10- Prática da Técnica de aplicação subcutânea e Prática da Técnica de aplicação intradérmica.

03/11-
Técnica de aplicação intramuscular deltoideana; Técnica de aplicação intramuscular glútea ou dorsoglútea; Técnica em “Z”; Técnica de aplicação intramuscular lateral externa na coxa e Técnica de aplicação ventroglútea ou quadril.

05/11- Prática das técnicas intramusculares.

10/11-Técnica de aplicação endovenosa;Técnica de aplicação endovenosa com scalp e Técnica de aplicação de soro.

12/11- Prática das técnicas de aplicação endovenosa.

17/11- Biossegurança na aplicação de medicamentos injetáveis e Acidentes e primeiros socorros.

Núcleo Integrado de Comunicação
E-mail: jornalismo@unicruz.edu.br
Notícia publicada em 23/09/2008

Inscrições para eventos