Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Créditos: 04 Horas Aula: 60

Ementa:

Essa disciplina envolve as discussões que se estabelecem entre as ciências do movimento humano e a pedagogia, tendo como foco as aprendizagens humanas através da motricidade da criança nas diferentes etapas de sua infância. Reflete também as modificações no crescimento da criança e suas relações com a aprendizagem.

Objetivos:

Possibilitar aos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem o estudo do crescimento e do desenvolvimento motor da criança nas diferentes etapas da infância e a importância do movimento na aquisição de habilidades.

Conteúdo Programático:

Contextualizar historicamente o estudo do desenvolvimento humano.
Desenvolvimento motor: modelo teórico, fases do desenvolvimento da criança a interação entre hereditariedade e ambiente na construção da motricidade da criança.
Alterações biológicas e fisiológicas do crescimento físico.
Fatores hereditários e ambientais que interferem no crescimento e na aprendizagem motora.
Os distúrbios de crescimento e os reflexos na aprendizagem motora.
Fatores físicos e mecânicos que interferem nas aprendizagens das habilidades de movimento.

Bibliografia Básica:

BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
ECKERT, Helen. O Desenvolvimento Motor. São Paulo: Manole, 1993.
GALLAHUE, Davis e OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor, bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte editora, 2001.
GUEDES, D. P; GUEDES. J.E.R. Crescimento e Composição Corporal e Desempenho Motor de cianças e Adolescentes. São Paulo: CLR Balieiro, 1997.
HAYWOOD, Katleen M. e GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Bibliografia Complementar;

KREBS, R. J. et al. Desenvolvimento Humano: uma área emergente da ciencia do movimento humano. Santa Cruz do Sul, 1996.
MARCONDES, E. Crescimento Normal e deficiente. São Paulo: EPU, 1978. MUSSEUN, R.H. (org.) Psicologia da criança. Bases Biológicas do Desenvolvimento. Vol.1 a 10. São Paulo: EPU, 1975.
KREBS, R. J. Teoria da especialização motora. In Kinesis, n9, Jul. p. 19-44, 1992.
PAPALIA, D.E. Desenvolvimento humano. 7ªed. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.
VIGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.