Contatos Página Inicial
   


(55) 3321 1634 / 1635
mfilho@unicruz.edu.br


MERCADO DE TRABALHO

Os profissionais que atuam no ramo de varejo e vendas, sendo proprietários ou funcionários em seus estabelecimentos,  são estratégicos dentro das empresas deste segmento. Em qualquer cenário econômico eles são fundamentais, para manter ou aumentar a participação da empresa no mercado. Quanto mais competitivo se torna o mercado, mais importância ganha o profissional destes segmentos. O investimento da empresa neste profissional bem qualificado e treinado é totalmente compensado pela redução dos riscos empresariais.

Num país emergente como o Brasil, as possibilidades de crescimento os desafios de desenvolvimento desses profissionais são muito grandes, especialmente diante do aumento da concorrência, resultado do processo de globalização. Nesse cenário, leva vantagem a empresa que pode contar com profissionais criativos e agressivos.

São muitos os profissionais que atuam neste mercado sem formação superior. Com o aumento da competitividade, o profissional deverá estar cada vez mais atualizado e capacitado para enfrentar os desafios que constantemente são colocados à sua frente. Nessa perspectiva, o profissional egresso do Curso Superior Seqüencial de Curta Duração de Formação Específica em Gestão de Varejo e Vendas estará plenamente qualificado para atuar nos vários segmentos.

Sendo o mercado de trabalho extremamente seletivo, o mesmo exige inúmeras qualificações. As pessoas interessadas em obter um bom desempenho e boas colocações, precisam perceber as necessidades e habilidades que este mercado busca. O que se espera dos profissionais é que estejam preparados para lidar com avanços científicos e tecnológicos emergentes no contexto mercadológico.

As mudanças rápidas fazem com que as práticas e as teorias aprendidas nas “universidades” também se modifiquem, mas os princípios das teorias se bem empregadas fazem com que os profissionais que as dominem tenham um enorme diferencial a ser explorado para se tornar um empreendedor ou para obter uma diferenciação no mercado de trabalho. Portanto, o profissional em varejo e vendas, tem que ter formação sólida, compreender o mercado e estar atento ao ambiente em que as organizações estão inseridas.

A arte da negociação de serviços e produtos tem sido buscada por todos aqueles que reconhecem que as pessoas são uma passagem obrigatória neste processo. Uma negociação absorve grande parte do tempo da comercialização. Cada vez mais se está em busca de dominar esta arte para alcançar produtividade e lucro, seja para conseguir relações gratificantes e duradouras. Um dos mitos sobre os negociadores de sucesso é que eles têm uma habilidade, “um jeito especial e inato para a coisa”, que as capacita a obterem os excelentes resultados que obtém. Na verdade o que ocorre é que eles utilizam técnicas de negociação e vendas, das quais não têm consciência.

Cada pessoa é um ser único que pensa de uma maneira peculiar, diferente dos outros. Portanto, cada um tem necessidades e desejos diferenciados.  Os grandes vendedores são capazes de diagnosticar a maneira de pensar de cada indivíduo, descobrindo valores para serem utilizados e respeitados. Através da teoria é possível aprofundar os conhecimentos existentes, com metodologias testadas e aprovadas cientificamente. Este é um dos objetivos de que o Curso Superior Seqüencial de Curta Duração de Formação Específica em Gestão de Varejo e Vendas pretende atingir pela compreensão das técnicas e modelos disponíveis, em literaturas nacionais e estrangeiras.

Para que a empresa possa atrair o seu público-alvo de forma adequada, deverá promover uma consistente e constante comunicação e divulgação ao mercado. As ferramentas de marketing devem ser compreendidas e não devem ser entendidas apenas como propaganda. Outras ferramentas igualmente importantes devem ser consideradas, tais como promoção de vendas, assessoria de imprensa, merchandising, marketing direto, telemarketing e outras. Porém a sua utilização adequada deverá levar em consideração a natureza do negócio e as características do público-alvo.

A atividade da gestão de varejo e vendas nada mais é do que a condução racional – de maneira eficiente e eficaz - das atividades desempenhadas junto ao mercado onde as trocas se realizam. Essa atividade se tornou imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das empresas e está sendo considerada a principal chave para a solução dos diversos problemas que atualmente afligem as organizações. Compreender os consumidores e através desta compreensão de vendas, transformar e informar a todas as demais atividades desempenhadas pelas empresas de sua importância deve ser uma constante do profissional de vendas.

Em suma, gestão de varejo e vendas é um fenômeno universal e todos os tipos de organizações têm necessidades destes profissionais. A empresa do futuro dependerá, cada vez mais, da aplicação de abordagens atualizadas das funções de gestão e, sem dúvida, da iniciativa humana. O profissional da gestão em varejo e vendas deve estar atento aos eventos passados e presentes e as previsões futuras, entre outros aspectos.

O desempenho do profissional em gestão de vendas é fortemente dependente de suas habilidades – técnicas, humanas e conceituais – e de seus papéis – interpessoais, informacionais e decisoriais – assumidos em função das contingências. As atividades relacionadas ao varejo e vendas têm feito parte da história do desenvolvimento empresarial de uma forma considerável. É por isso que as instituições de formação de recursos humanos necessitam prover o mercado com profissionais cada vez mais capazes de aliar qualidades pessoais com qualidades técnicas.

O sistema de gestão de varejo e vendas é imprescindível para as organizações pois, através dele é possível desenvolver habilidades, dominar técnicas de vendas buscando o lucro e minimizando erros e maximizando as necessidades e desejos dos clientes com eficiência produtiva aliados aos objetivos organizacionais. A Universidade de Cruz Alta tem conhecimento da necessidade da formação deste profissional Gestor em Vendas, e por isso instituiu o Curso Superior Seqüencial de Curta Duração em Gestão de Varejo e Vendas com o objetivo de formar profissionais capazes de desenvolver tais atividades, através da formação de gestores em varejo e vendas comprometidos com o desenvolvimento pessoal e empresarial da região.

Video do Curso