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(55) 3321 1524
vperanzoni@unicruz.edu.br


CARACTERIZAÇÃO E RELEVÂNCIA DA PROPOSTA

           Sendo um tema bastante debatido na atualidade, a inclusão deve ser entendida como um processo a longo prazo e um princípio que visa solidificar um elo igualitário social. Ressaltando a importância de uma sociedade inclusiva, Stainback & Stainback (1999, p.26) frizam:

          Sem dúvida, a razão mais importante para um ensino inclusivo é o valor social da igualdade. Ensinamos os alunos através do exemplo de que, apenas das diferenças, todos nós temos direitos iguais. Em contraste com experiências passadas de segregação, a inclusão reforça a prática da idéia de que as diferenças são aceitas e respeitadas.

         Nunca o tema da inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência esteve tão presente no dia-a-dia da educação. Esse termo pode ter inúmeros conceitos, significados e várias representações, podendo ser analisado e avaliado em diferentes dimensões, já que o contexto social, político e econômico provém de meios culturais diferentes. Assim, a inclusão é entendida como um ideal que pressupõe um mundo diferente do atual, em que a agressividade e a competitividade não sejam tão avassaladoras; um mundo no qual cooperação e piedade não tenham o mesmo sentido.
          A presença crescente, na rede de ensino, de pessoas com necessidades especiais exige, antes de tudo, uma mudança de atitude, não só dos professores, mas de toda a comunidade escolar, uma vez que incluir os alunos com deficiências nas turmas de educação regular eleva a consciência sobre cada aspecto do (inter) relacionamento que deve existir entre a escola e a comunidade. Nesse contexto, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) lei nº 9.394/96, Art. 4º, inc. III, prevê o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino; indica, também, no Art. 59, inc. I, currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica, para atender às necessidades desses educandos.
          Para que a inclusão surta o efeito a que se propõe e não reforce o sentimento de exclusão do “incluído”, é necessário que a escola, a universidade, a sociedade e mesmo a família desmistifiquem o conceito de diferença/ deficiência.
Inclusão, portanto, é um termo que expressa compromisso com a educação de cada sujeito, elevando ao máximo seu potencial, desenvolvendo-o de maneira apropriada. A inclusão implica, também, oferecer serviços de suporte e permitir que o aluno se beneficie com o fato de estar na sala de aula comum. Para que um sistema educacional inclusivo seja bem sucedido, é preciso contar com o envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de transição ou já ao receber os primeiros alunos que, antes, se encontravam em programas especiais ou sem freqüentar a escola. Isso exige uma reestruturação da escola, que deve ampliar as oportunidades de participação de todos, de forma a responder a necessidades educacionais de seus alunos.
         O presente projeto pretende continuar efetivando um apoio a estes alunos através de uma sala de apoio/recursos na Universidade, através da Pró-reitoria de Graduação, e também para os professores/coordenadores/funcionários através de  professoras especializadas.

 

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título do projeto: Núcleo de Apoio ao Estudante – NAE
Unidade proponente: Pró- reitoria de Graduação

RELAÇÃO COORDENAÇÃO /COLABORADORES
Nome Coordenador(a) : Dr. Vaneza Cauduro Peranzoni
Nome Colaborador(a):  Msc Fátima Terezinha Lopes da Costa
Nome Colaborador(a): Esp. Marcia Cristina Gouvea Gomes
Nome Colaborador(a): Esp Marcia Elisa Lamaison
Nome Colaborador(a): Esp. Rosani Alcantara
Nome Colaborador(a): Esp. Daniela de Oliveira

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
O projeto caracteriza como contínuo, permanente, sempre dando assistência pedagógica, psicológica e psicopedagógica  aos universitários e professores da Universidade de Cruz Alta.