.:: UNICRUZ - Pesquisa ::.  


(55) 3321 1606
pesquisa@unicruz.edu.br


APRESENTAÇÃO

A política de Pesquisa na UNICRUZ cumpre o papel de apoiar e estimular a pesquisa acadêmica,  de docentes e discentes, pois é o espaço oficial de construção e socialização do conhecimento. A institucionalização da pesquisa é condição para que a graduação e, principalmente a pós-graduação se consolidem.

A pesquisa Institucional é incentivada através de editais próprios, como o PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNICRUZ , o PAPCT - Programa de Apoio a Produção Científica e Tecnológica   e através de submissão de projetos à Editais externos como FAPERGS, CAPES, FINEP e CNPq, além de convênio com empresas privadas.

Os projetos são submetidos a partir de editais próprios  e são encaminhados para Consultores externos “ad-hoc” e, também passam, internamente pelo parecer da  Comissão Científica Institucional, conforme regulamento da Pesquisa. Além disso,  o apoio da instituição à pesquisa,  se dá através da infra-estrutura de laboratórios, biblioteca, gráfica e divulgação científica através de publicações(revistas e/ou livros) e participação em eventos científicos (próprios ou em outras instituições); concessão de bolsas de estudo aos acadêmicos e incentivo à produção científica e qualificação docente dos professores.

A pesquisa conta com o Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/UNICRUZ, criado em 30 de agosto de 2006, que atende regulamentação do Conselho Nacional de Saúde. O CEP/UNICRUZ é constituído por colegiado de profissionais da área de Ciências da Saúde,  da área de  Ciências Agrárias, Exatas e da Terra, da área de Ciências Sociais e Humanas, um do setor jurídico e um membro da sociedade representante dos usuários da Instituição.

A  pesquisa conta, também,  com um evento anual para divulgação de sua produção científica que vem sendo realizado a mais de dez anos, além do apoio aos docentes para participar em eventos.