APRESENTAÇÃO

     Você focado na profissão do presente

    Cultivar vida em um mercado amplo e com excelentes perspectivas. Apostar na Agronomia como profissão é ter visão no hoje com foco em um amanhã promissor, já que encontrar soluções para a produção de alimentos saudáveis, de forma sustentável, é o grande desafio da atualidade. Tendo como objetivo final a formação de profissionais preparados e altamente qualificados para o enfrentamento dessa realidade, o curso de Agronomia da UNICRUZ promove a prática desde os primeiros semestres, motivando os acadêmicos para participação em projetos científicos institucionais, visitas técnicas, viagens de estudo e diversas atividades que vão além da sala de aula.

    Realidade regional, oportunidade global.

    A inserção do Curso em uma região essencialmente agropecuária, em um município irradiador de tecnologia, oportuniza ao aluno um acesso facilitado à prática, a partir de uma sólida base teórica. Esse grande diferencial impacta diretamente na trajetória profissional, pois os Engenheiros Agrônomos com diploma UNICRUZ têm excelente aceitação no mercado de trabalho e na formação continuada. Muitos estão em empresas multinacionais, programas de Mestrado e Doutorado, instituições de pesquisa, na gestão de propriedades rurais e atuando em suas próprias empresas, com destaque para as áreas de Georreferenciamento e Licenciamento Ambiental, segmentos altamente valorizados na atualidade. O empenho constante dos Professores para impulsionar a carreira dos alunos e a ótima perspectiva de remuneração, em todas as áreas citadas, são outros aspectos que fazem do Curso e da Profissão escolhas inteligentes.
     Áreas de atuação: Assistência Técnica (privada, pública e cooperativas), Gerenciamento Agropecuário, Agricultura (grandes culturas e culturas alternativas), Pecuária de Corte e de Leite, Piscicultura, Fruticultura, Apicultura, Plantas Medicinais, Olericultura, Ovinocultura, Suinocultura, Silvicultura, Extensão Rural (privada e pública), Projetos/Prestação de Serviços, Topografia, Engenharia Rural, Paisagismo e Floricultura, Docência (Ensino Superior, Ensino Médio e Escolas Técnicas), Pesquisa (privada, autarquias e pública), Gerenciamento de Jardins Botânicos, Indústria de Fertilizantes, Indústria de Óleos Vegetais, de Produtos Químicos e de Laticínios, Projetos de      Preservação do Meio Ambiente, Assessorias (de acordo com a Lei 5194/66 e Resolução 218/73 do sistema CONFEA/CREA).
     Infraestrutura: Além da área experimental, com extensão de 20 ha, o Curso conta com laboratórios da área básica (Anatomia Animal, Bioquímica, Cultura de tecidos Vegetais “in vitro”, Botânica, Física, Físico-Químico, Histologia I e II, Informática, Microbiologia do Solo, Multidisciplinar, Osteologia Animal, Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica) e laboratórios da área específica (Física e Química – solo, água, planta e resíduos – Apicultura, Alimentos, Entomologia, Fitopatologia, Herbário, Análise de Sementes, Mecanização, Microbiologia do Solo, Multiplicação Vegetal e Piscicultura).

Turno: Diurno
Duração: 10 semestres
Turno: Noturno
Duração: 11 semestres
Titulação: Engenheiro Agrônomo

Coordenador do Curso: Prof. Me. José Luiz Tragnago